quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

A VIVÊNCIA DO NATAL NO ESTÁGIO DO EDMILSON


O Natal em Itoculo
            Durante o ano de estágio, que vivi em Itoculo (Moçambique), tive a oportunidade de celebrar aí o natal em 2008. Foi um natal “diferente”. Estávamos num país onde os católicos não são a maioria, e as principais festas religiosas são as muçulmanas… Mesmo assim, o dia 25 de Dezembro é reservado à festa da família. È uma festa simples e sem grandes aparatos exteriores. Podem, por isso, imaginar o quando pareceu-me ser estranho ver aproximar a festa do nascimento do Filho de Deus, sem nenhum dos aparatos exteriores a que estamos habituados: luzinhas, árvores e pais natais, a “sofreguidão” comercial e coisas do género.
            Isto não me meteu medo, até porque na paróquia de S. José de Itoculo era muito visível a proximidade desta solenidade: as confissões um pouco por todas as comunidades da paróquia (que são 77), o presépio, bem visível na nossa sala comunitária, os muitos trabalhos de preparação dos baptismos de bebés e crianças de colo (era a minha maior “dor de cabeça”). Depois de tudo isso, chegou, entretanto, o dia 24 de Dezembro: Começamos a percorrer uns bons quilómetros ao encontro de ministros de comunhão (anteriormente designados e formados), para receberem a Sagrada comunhão para a celebração da noite, nas comunidades onde não se podia celebrar a sagrada eucaristia nesta grande noite (pois só havia 3 padres para 77 comunidades). Em seguida, seguimos para uma comunidade onde celebramos a noite em que o Grande Deus se fez uma pequena criança. A missa começa por volta das 6 da tarde (no interior não há electricidade). Nesta missa muitas pequenas crianças nascem para o Grande Deus, pelo santo sacramento do baptismo. No fim da Celebração, que, dependente do número dos baptismos, pode prolongar-se até bem tarde, partilhamos o jantar com a comunidade, segue-se um momento de convívio e animação, protagonizado pelos jovens da comunidade. Depois disto, tomamos o caminho de regresso a casa e esperamos a chegada do resto da equipa missionária (padres e irmãs), reunimo-nos e desejamos boas festas uns aos outros, e vamos descansar um bocado, para bem cedinho estar a caminho de outras 3 comunidades. O dia 25 ao jantar, é a festa de natal da equipa missionária (espiritanos e espiritanas).



1 comentário:

  1. Oi Edmilson. Obrigado pela partilha. E este ano está previsto fazermos o mesmo programa de Festas!!! Apenas mudam alguns intervinientes... Um abraço e Feliz natal para todos.
    Raul

    ResponderEliminar