terça-feira, 6 de dezembro de 2011

UMA EXPERIÊNCIA DE VOLUNTARIADO ENTRE NÓS


Prof.a Paula olhando a Calheta de S. Miguel
A minha condição de batizada, uma sucessão de acontecimentos que me mostrou que era a hora de cumprir um sonho, um ano de formação, um sim, um ano de licença sem vencimento, o apoio da família e dos amigos e…eis-me aqui…
Chamo-me Paula Silvestre, sou cristã e professora!
Ir para Moçambique, era o meu sonho, mas… como nos Actos dos Apóstolos o E. Santo, que age na Igreja, mudou a rota e CABO VERDE apareceu no meu horizonte, com uma força que me surpreendeu! Antes de aceitar ir já tinha uma declaração da Escola Pe Moniz, na Calheta de S. Miguel, a dizer que ia para lá dar aulas! Percebi que era ali que o Senhor me queria neste ano de Voluntariado Missionário!
O dia da partida chegou… 10/10/2010 e começou uma etapa única na minha vida!
Fui muito bem acolhida e inserida na Comunidade Espiritana constituída por três padres e um estagiário: o Pe Ferreira, 80 anos, o Pe Nuno, 36 anos, o Pe Alfredo, 29 anos e o Christophe, 28. Senti-me entre irmãos numa comunidade intergeracional e internacional com três portugueses, um angolano e um congolês, embora nem sempre fosse fácil acertar o ritmo entre todos pois as personalidades e as culturas são diferentes e os comportamentos/atitudes que uns consideravam legítimos outros, por vezes, tinham dificuldade em compreender e aceitar.
Mergulhei na vida da comunidade, senti-me co-responsável pelo cumprimento do Projecto de Vida Comunitária e participei em toda a sua dinâmica, incluindo os momentos de oração, porque os considero essenciais na minha vida de cristã.
Na Escola que pertence à Paróquia dei aulas a quatro turmas, duas de Português e duas de Francês e neste 21º ano de carreira tive o melhor horário de sempre. Iniciei as aulas nove dias depois de cá estar e a primeira dificuldade foi a comunicação com os alunos pois quase todos respondiam em Crioulo. É claro que surgiram outras, mas foram vencidas porque conseguimos estabelecer uma relação engraçada e respeitadora. Consegui desafiar os alunos e comungar das suas preocupações. Sofri com as minhas alunas tão jovens que já eram mães, acompanhei nascimentos, bebés a crescer, dificuldades familiares e outras e reuni semanalmente com os alunos bolseiros, para os ajudar a viver o lema da Escola e a desejar mudar, para melhor, a sua realidade.
O Pároco e Superior, Pe Nuno, disse: “ professora vamos rentabilizar ao máximo a sua presença aqui, tudo o que puder fazer por este povo e por esta paróquia…avance!”
O Espírito Santo foi agindo… serviu-Se da generosidade magnífica deste Superior que me “abriu as portas” desta missão e à medida que ia conhecendo a realidade do povo simples e acolhedor com quem celebrava os mistérios da fé e com quem ia convivendo e criando laços, os desafios foram surgindo…
Dei aulas de Português ao estagiário e às Aspirantes das Irmãs, formação aos catequistas, ministros extraordinários da comunhão e leitores. Dinamizei a primeira sala do novo salão paroquial com o Espaço Ler…e…Aprender que partia da Língua Portuguesa e da leitura para a formação, humana e cristã e abrangia crianças dos 2 aos 5, dos 6 aos 10 anos, adolescentes e jovens mamãs.
Numa escola básica iniciei o projecto de motivação para a L. Portuguesa Ler e Escrever… para Aprender com todas as turmas do 1º ao 6º ano e todos os professores. Fizemos actividades lúdicas, criámos um hino para a Escola, o Jornal Escolar e algumas campanhas de recolha de material escolar, em Portugal, que foi oferecido a cada um dos alunos e vai ainda permitir a construção da Biblioteca Escolar.
Visitei doentes, partilhei o sofrimento daquele povo, acompanhei três bebés gémeos, os nossos pastorinhos (Lúcia, Francisco e Jacinta), os mais novos de oito irmãos, que precisavam da nossa ajuda para terem leite e fraldas. Participei em celebrações magníficas, com uma multidão de pessoas. Vi a opção preferencial pelos mais pobres posta em prática na vida daqueles Missionários e da comunidade… Vivi FELIZ, em acção de graças, estou ETERNAMENTE GRATA por este ano MAGNÍFICO que fui partilhando em
http://alegrai-voscomigo.blogspot.com/ e só desejo que cada batizado deixe o Espírito agir na sua vida e Deus seja TUDO em TODOS!




Sem comentários:

Enviar um comentário