terça-feira, 24 de janeiro de 2012

NOVENA A FRANCISCO LIBERMANN

 
COMEÇAMOS HOJE A NOVENA DE ORAÇÃO DE FRANCISCO LIBERMANN
QUEM FOI ESTE HOMEM?
1802-1852
Fundador - com Poullart des Places - da Congregação do Espírito Santo sob a protecção do Imaculado Coração de Maria, Libermann nasceu a 12.3.1802, na Alsácia, França, no seio de uma família judia.
Rabino da comunidade judaica de Saverne, seu pai quis fazer dele um rabino. Mas Libermann, à semelhança de S. Paulo, converteu-se, quando tinha 24 anos, a Jesus Cristo. A partir do dia do seu Baptismo, Libermann sentiu-se chamado a dar testemunho do amor salvífico de Jesus Cristo como sacerdote. Entretanto, em 1839, por graça particular de Maria, percebeu que Deus o convidava a ser missionário dos mais pobres. A partir de então, dedicou toda a sua vida a lançar os alicerces da Congregação Missionaria que fundou.
Então, a Santa Sé, promoveu a fusão das duas Congregações, ficando sob o nome de Congregação do Espírito Santo e do Imaculado Coração de Maris, cujos membros, em 1848, elegeram o Pe. Libermann como Superior Geral.
Com apenas 50 anos, Francisco Libermann morreu a 2.2.1852. As suas últimas palavras proferidas na hora da agonia são um resumo eloquente do que foi a sua vida:
«Sede fervorosos (... ) sempre fervorosos... Sobretudo a caridade (...) a caridade sobretudo... caridade em Jesus Cristo... caridade por Jesus Cristo... caridade em nome de Jesus Cristo; fervor... caridade... união em Jesus Cristo (...) Sacrificai-vos por Jesus Cristo, somente por Jesus... com Jesus (...) sacrificai-vos com Maria... Deus é tudo... o homem é nada...»

Sem comentários:

Enviar um comentário