segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

OS 10 MANDAMENTOS DA QUARESMA


1º - Fazer a nossa Oração com fé e atenção, evitando as distracções. Rezar com Confiança e com sentido de dependência de Deus.

2º - Oferecer a Deus em sacrifício algum pequeno gosto na Alimentação ou na Bebida, de modo a não prejudicar as forças físicas de que precisamos para trabalhar a fim de ajudar os nossos irmãos mais pobres e necessitados.

3º - O sacrifício que podemos e devemos fazer no vestuário. Vestir com decência e modéstia, sem nos deixarmos escravizar pelo último grito da moda.

4º - Suportar com serenidade as contrariedades que surgem no nosso caminho: palavras desagradáveis, sorrisos irónicos e trocistas, um desprezo ou uma falta de atenção, divisão e incompreensão da família ou vizinhos...

5º - Suportar de boa vontade a companhia daqueles que nos são antipáticos e nos desgostam, daqueles que nos contradizem, molestam e chateiam com perguntas indiscretas ou talvez mal-intencionadas.

6º - Saber perdoar do fundo do coração aos nossos inimigos e mostrar um verdadeiro arrependimento que leva à conversão de vida.

7º - Deixar aqueles Vícios que nos prendem às coisas do mundo e nos impedem de caminhar livres e responsáveis.

8º - Fazer uma verdadeira Renúncia Quaresmal, privando-me de algo, a fim de estar mais solidário com os Pobres e irmãos necessitados.

9º - Fazer uma boa Confissão pessoal onde faça a análise da minha vida cristã em todos os seus aspectos.

10º - Tomar consciência que sou dependente de Deus e da Sua Graça e por isso, a necessidade de me Reconciliar mais vezes ao longo de toda a minha Vida.
Pe. Nuno Miguel, Cssp

Sem comentários:

Enviar um comentário