sexta-feira, 9 de novembro de 2012

PARÓQUIA DE S. MIGUEL HOMENAGEIA DUAS FIGURAS ESPIRTIANAS



Foi benzido no passado dia 29 de setembro, pelo bispo de Santiago, D. Arlindo Gomes Furtado, dia do padroeiro, S. Miguel Arcanjo um pequeno memorial histórico em memória de dois grandes missionários da Congregação do Espírito Santo, falecidos nesta paróquia no ano 1989, Pe. João Eduardo Moniz e Pe. Cyr Crettaz.
            Estes dois missionários foram os grandes obreiros desta Paróquia, e porque não dizer, do nascimento do  Concelho de S. Miguel Arcanjo. Foi com a construção da actual Igreja paroquial pelo Pe. Crettaz que se começou a desenvolver na actual Calheta o que hoje nela existe. E depois mais tarde, o Pe. Moniz consolidou a Paróquia e alargou a sua preocupação ao mundo da Educação, pela criação duma Escola Secundária que hoje tem o seu nome, Escola Secundária Padre Moniz.


            Este memorial representa para esta comunidade paroquial um autêntico reconhecimento pela memória destes dois missionários que desde 1948 até 1989 não deixaram de dar o seu contributo e a sua dedicação a este povo. Ficando eles sepultados à frente da Igreja paroquial por vontade explícita do povo, ao remodelarmos a igreja paroquial e o seu adro, não quisemos deixar, sem requalificar as tumbas dos mesmos, através dum pequeno memorial que fará história para as futuros gerações.
            Toda esta requalificação foi possível graças ao esforço de boa gente. Concretamente do Governo Regional dos Açores, terra natal do Pe. Moniz, a ajuda dos seus familiares e duma das suas afilhadas que contribuiu de uma forma pessoal para a concretização deste espaço.
            De ressaltar que os Missionários do Espírito Santo assinalam este ano 71 anos da sua chegada a terras de Cabo Verde. Fazer memória destes dois missionários é fazer memória e história de todos estes anos de missão ao serviço desta igreja local.

                                                                                  Pe. Nuno Miguel da Silva Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário