quarta-feira, 30 de novembro de 2011

OLHANDO O PASSADO E PROJECTANDO O FUTURO

Faz, neste dia 30 de Novembro, 70 anos que os primeiros Missionários Espiritanos enviados para Cabo Verde tomaram posse. Foram eles: D. Faustino Moreira dos Santos, Bispo, o Pe. José Neiva Araújo, seu secretário, o Pe. Lúcio dos Anjos e o Pe. Lindorfo Quintas. Tudo começou na ilha de S. Nicolau, então sede do bispado. No ano seguinte chegaram à ilha de Santiago, de onde alargaram a sua acção pastoral a quase todas as paróquias da ilha, a pedido do então Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Maglione, e mais tarde, à ilha do Maio e, ocasionalmente, às ilhas de Boa Vista S.to Antão. 
Este foi o Passado.
E o Presente?
Actualmente o Distrito de Cabo Verde conta com treze confrades de cinco nacionalidades (Cabo Verde; Portugal; Nigéria; Senegal e Angola) trabalhando em seis Paróquias e na nossa única Residência Espiritana e Casa de Formação, na cidade da Praia,. Os confrades originários são catorze, estando espalhados por vários campos missionários: Portugal; Espanha; França; Paraguai, Bolívia; Brasil e Guiné Bissau.
E o Futuro?
Aqui entram os projectos dos homens e os desígnios de Deus e sobretudo a acção do Espírito Santo.
Ao assinalarmos os 70 anos de presença espiritana nesta Igreja local, queremos iniciar uma caminhada preparativa que nos levará à comemoração dos 75 anos, em 2016.
O Conselho de Distrito tentou elaborar género de um programa comemorativo para fazer esta caminhada que aqui partilhamos: Redacção e publicação de um livro sobre a História destes 75 anos de existência; Início da remodeção e ampliação da nossa Residência; Aprovação dos Estatutos das Fraternidades Espiritanas; Feitura do Directório da Formação; Realização de uma Assemebleia Geral com a presença de todos os Confrades originários; Realização de mais um Capítulo  de Distrito; Invocação de algumas Figuras Espiritanas que marcaram o Distrito; Feitura de alguns materiais didácticos e de divulgação…
Tudo isto para que, ao longo de todos estes cinco anos possamos ir dando graças pela história que se foi construindo a fim de que inspirados por ela, consigamos abrir novos horizontes para esta presença missionária em Cabo Verde.
Assim, Deus nos ajude
O Conselho do Distrito

Sem comentários:

Enviar um comentário