sábado, 17 de novembro de 2012

EM SEMANA DE ORAÇÃO PELOS SEMINÁRIOS...UMA VISITA AOS NOSSOS SEMINARISTAS...



UM DIA COM OS NOSSOS SEMINARISTAS ESPIRTANOS.

Estamos a terminar a semana de Oração pelos Seminários. Nesta nossa página decidimos fazer uma pequena reportagem sobre o dia a dia dos nossos Seminaristas. Eles  nos contam o que sentem e vivem como jovens que um dia querem concretizar o sonho de serem missionários.

Celebração da Eucaristia com o Pe. João Baptista -Superior e Director

Servindo ao altar...


A oração...

A celebração da Liturgia das horas

Rezando e reflectindo...

O Almoço e a confraternização

O jogo de cartas depois de almoço

o Estudo...

As aulas...

O jovem Edmilson




Chamo-me Edmilson de Jesus Furtado Alves, tenho 18 anos, sou seminarista da Congregação dos Missionários do Espírito Santo. Estou no meu 2º ano de Seminário, sou natural e pertencente à Paróquia de Santiago Maior onde temos o nosso Pároco, Pe. Gil e Vigário o Pe. Carlos Gouveia.
Este ano académico começou com um ritmo extremamente proffundo sobre a nossa vida fraterna em comunidade com a presença do nosso Superior Pe. João e no fim com uma celebração eucarística.
Estamos a ter formação na base teológica como por exemplo Mistério de Deus, Filosofia, Vida Religiosa Espiritana, Mistério de Cristo na história da Salvação, formação linguística de Francês, Português e Latim e também estudo dos documentos do Vaticano II.
Eu como seminarista espiritano sinto uma felicidade enorme pois respondi sim ao chamamento do Senhor depois de 4 anos de caminhada vocacional.
Pessoalmente estou a viver uma experiência sensacional, num ambiente de estudo e de trabalho tudo para nosso bem e realização do nosso sonho em um dia sermos misisonários.
Peço a oração de todos.
Edmilson de Jesus Furtado Alves

Chamo-me Misael sou de Pedra Serrado – Paróquia de S. Miguel Arcanjo terminei o 12º ano no ano passado e agora estou a frequentar o estudo de formação interna no Seminário na Praia. Este ano já faz o 2º ano de pertença a esta casa e é com muita alegria que estou aqui nesta família religiosa.
A formação tm sido aproveitável e estou a gostar. Neste Seminário sinto-me em Família, junto dos meus colegas e os formadores Pe. João e Pe. Pires aos quais agradeço do fundo do coração por me terem aceite nesta casa e pela paciência e dedicação que tem mostrado com a minha formação a todos os níveis.
Estou a gostar de estar aqui e conto com a vossa oração
Misael de Jesus Moreira
   
   
O jovem Luís Ireneu




Sou o Luís Ireneu da comunidade cristã da Ribeira de Principal – Paróquia de S. Miguel Arcanjo. Terminei os meus estudos superiores em Geografia no passado mês de Agosto.
Este ano é o meu 3º ano de Seminário. Tenho tido uma experiência óptima. Este ano temos formação específica no Seminário com cadeiras de Filosofia e linguística, num clima de comunidade fraterna.
Luís Ireneu

os três seminaristas



sexta-feira, 9 de novembro de 2012

PARÓQUIA DE S. MIGUEL HOMENAGEIA DUAS FIGURAS ESPIRTIANAS



Foi benzido no passado dia 29 de setembro, pelo bispo de Santiago, D. Arlindo Gomes Furtado, dia do padroeiro, S. Miguel Arcanjo um pequeno memorial histórico em memória de dois grandes missionários da Congregação do Espírito Santo, falecidos nesta paróquia no ano 1989, Pe. João Eduardo Moniz e Pe. Cyr Crettaz.
            Estes dois missionários foram os grandes obreiros desta Paróquia, e porque não dizer, do nascimento do  Concelho de S. Miguel Arcanjo. Foi com a construção da actual Igreja paroquial pelo Pe. Crettaz que se começou a desenvolver na actual Calheta o que hoje nela existe. E depois mais tarde, o Pe. Moniz consolidou a Paróquia e alargou a sua preocupação ao mundo da Educação, pela criação duma Escola Secundária que hoje tem o seu nome, Escola Secundária Padre Moniz.


            Este memorial representa para esta comunidade paroquial um autêntico reconhecimento pela memória destes dois missionários que desde 1948 até 1989 não deixaram de dar o seu contributo e a sua dedicação a este povo. Ficando eles sepultados à frente da Igreja paroquial por vontade explícita do povo, ao remodelarmos a igreja paroquial e o seu adro, não quisemos deixar, sem requalificar as tumbas dos mesmos, através dum pequeno memorial que fará história para as futuros gerações.
            Toda esta requalificação foi possível graças ao esforço de boa gente. Concretamente do Governo Regional dos Açores, terra natal do Pe. Moniz, a ajuda dos seus familiares e duma das suas afilhadas que contribuiu de uma forma pessoal para a concretização deste espaço.
            De ressaltar que os Missionários do Espírito Santo assinalam este ano 71 anos da sua chegada a terras de Cabo Verde. Fazer memória destes dois missionários é fazer memória e história de todos estes anos de missão ao serviço desta igreja local.

                                                                                  Pe. Nuno Miguel da Silva Rodrigues

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Cabo Verde: OUTUBRO MISSIONÁRIO A terminar o Outubro missioná...

Cabo Verde: OUTUBRO MISSIONÁRIO
 A terminar o Outubro missioná...
: OUTUBRO MISSIONÁRIO   A terminar o Outubro missionário, aqui fica este relato da Missão da Calheta de S. Miguel, em Cabo Verde, com a ...

PARABÉNS AO NOSSO SUPERIOR

Hoje o nosso Superior, Pe. João Baptista Frederico de Barros celebra mais um aniversário. Parabéns e a nossa gratidão por tanta dedicação à missão em  Cabo Verde e ao nosso grupo espiritano. Muitos anos de vida.