quarta-feira, 30 de maio de 2012

E AS OBRAS VÃO SURGINDO...

Aos poucos a obra vai ganhando forma. Teve-se de retirar todas as terras pois estas eram mortas e daí a urgência de ir ao encontro de rocha firme. Isto atrasou-nos um pouco mais o início das obras. contudo, as coisas vão surgindo...





quarta-feira, 16 de maio de 2012

MAIS UMA FASE NAS OBRAS DA NOSSA CASA DA PRAIA

Mais uma fase nas nossas obras da Praia. Na verdade, o que custa é começar. Daí, nesta altura, as coisas parecerem ir mais lentas. E devido à condição geográfica do terreno, torna-se mesmo difícil criar as condições para a implantação da parte nova da casa.
Mas é avançando que se vai fazendo.










terça-feira, 8 de maio de 2012


Passa hoje o 1º aniversário da Ordenação Episcopal de D. Teodoro Mendes Tavares. Há 1 ano atrás estávamos todos reunidos no célebre espaço da Cruz do Papa em Quebra Canela para celebrarmos este grande acontecimento para a nossa Igreja de Cabo Verde e também para a Arquidiocese de Belém do Pará para onde, D. Teodoro foi nomeado Bispo auxiliar.
A nossa comunhão de oração entre Igrejas e com este nosso irmão Bispo.

domingo, 6 de maio de 2012

ENCONTRO DA FAMÍLIA ESPIRITANA – CALHETA S. MIGUEL – 01 DE MAIO DE 2012


 A 01 de Maio, mais uma vez, se realizou o encontro anual da Família Espiritana de Cabo Verde. Desta vez foi na Paróquia de S. Miguel Arcanjo – Calheta com a presença de um significativo grupo de familiares, amigos e benfeitores dos nossos  confrades Espiritanos e das Fraternidades missionárias.
O encontro começou com o  acolhimento e às 10.15h iniciamos com as Boas vindas a todas as pessoas, animado por um cântico e onde cada um pode fazer a sua apresentação. Seguidamente, aproveitamos  a presença do nosso confrade Pe. Flávio, a trabalhar na Bolívia, para nos fazer uma partilha sobre a sua missão neste país. Percebeu-se muito bem o nosso sentido missionário com o testemunho deste confrade. No fim deu-se um tempo para várias perguntas e esclarecimentos. Era notório o interesse por perceber o viver cristão além fronteiras.
Por volta das 12.15h tivemos, na renovada Igreja Paroquial de S. Miguel a celebração da Eucaristia animada pelos nossos Seminaristas e presidida pelo Pe. Flávio. Como gesto concreto de solidariedade com o  seu trabalho missionário, o Pe. Nuno propôs que se fizesse um ofertório solene para a sua missão na Bolívia.
No fim da Eucaristia, quando já se fazia sentir o apetite, tivemos o nosso almoço partilhado. Todos trouxeram o seu pedaço para todos juntos, fazermos a multiplicação. De seguida houve um tempo de relaxe onde as pessoas aproveitaram para visitar a Feira do Livro Cristão que está exposta na Paróquia.
Quando eram 14.30h, iniciamos com uma reflexão sobre o sentido  missionário de cada cristão orientada pelo Pe. Nuno Miguel. Aí percebeu-se que todos somos missionários e que, em Igreja, todos devemos construir  o anúncio de Jesus Cristo e o Seu Reino. Aproveitou-se para se passar um powerpoint sobre os vários cantos missionários por onde trabalham nos nossos  confrades espiritanos de Cabo Verde. O Pe. Pires fez-nos o ponto de situação das fraternidades espiritianas salientando que este espírito missionário, deverá encarnar nas nossas paróquias e movimentos. Ficou o apelo de, todos, nos empenharmos um pouco mais neste sentido.
Antes de terminarmos o encontro, o Pe. Nuno partilhou algumas informações sobre os nossos confrades, o Capítulo Provincial realizado em Portugal, a oração e comunhão com o próximo Capítulo Geral, a situação da Guiné Bissau. Depois deixou-se um tempo de partilha e de  intervenções de onde saíram algumas ideias concretas para continuarmos em sintonia como Família Espiritana: rezarmos mais pelas vocações e pelos missionários; criar nas nossas paróquias um maior espírito missionário; ajudarmos à formação dos nossos  Seminaristas com o nosso apoio espiritual e material; escrever e corresponder-mo-nos com os nossos  sacerdotes  missionários espalhados pelos quatro cantos do mundo; divulgarmos a imprensa missionária, sobretudo a propaganda e o jornal Acção missionária bem como o Entre Nós, haver uma maior visita e assistência por  partes dos espiritanos às fraternidades e grupos missionários…
Eram já 16.15h quando devemos por encerrado mais este encontro da Família Espiritana. Regressamos a casa com a vontade de fazer mais e melhor.