sexta-feira, 23 de março de 2012

MAIS UM ENCONTRO VOCACIONAL

A Pastoral Vocacional é algo que o nosso Distrito procura levar muito a sério. Nas Paróquias onde há grupos vocacionais com encontros regulares, os frutos estão aí. Onde não há, é mais complicado lançar estas sementes.
Reflectimos de manhã sobre o tempo quaresmal, a nossa vivência durante este tempo, houve momento de reflexão individual e oração em conjunto.
Da parte da tarde falamos sobre os Fundadores, o carisma espiritano.
Os espiritanos em Cabo Verde, a sua chega, e os desafios para os dias de hoje.
Estiveram presentes 25 vocacionados incluindo 3 seminarista Eu, Edmilsom e Nelson.
Os vocacionados eram das Paroquias de São Domingos, Calheta e Santiago.
Para os próximos encontros queremos contar com vocacionados de mais Paróquias onde trabalham os nossos Missionários Espirtianos
Irineu
Seminarista



domingo, 11 de março de 2012

MAIS UM PASSO DADO...

MAIS UM PASSO EM FRENTE NAS OBRAS DA NOSSA CASA ESPIRITANA DA PRAIA
Por estes dias descarregamos um contentor de 40 pés que trouxe todo o material de construção e acessórios para iniciarmos as obras.
 

III Domingo da Quaresma

quarta-feira, 7 de março de 2012

NOTÍCIAS DO NOSSO DISTRITO

08/01/012 - Regresso do P. Nuno depois de um período, relativamente, longo de tratamento em Portugal

14/-15/012 - I Assembleia dos Religiosos de Cabo Verde, no Centro Paroquial de Nª Srª da Graça – Praia, sob o lema: Presença dos Religiosos em Cabo Verde: Seu Papel na Igreja e na Sociedade.
 
25/01/012 – Reunião do conselho económico do Distrito, na comunidade de Calheta S. Miguel. A situação financeira do Distrito e o arranque das obras de ampliação e remodelação da casa principal eram as grandes preocupações.
 
02/02/012 – Aniversário da Morte do Venerável Padre celebrado em S. Domingos, integrado na Festa de Apresentação do Senhor e da Purificação de Nª Senhora. Presidiu a Eucaristia, D. Paulino Évora, Bispo Emérito.
 
05/02/012 – Juntou-se, na Capelania Nª Srª de Fátima – Cidade de Assomada, mais de 60 consagrados, para comemorarem o Dia dos consagrados. O dia começou com a Eucaristia, de seguida, houve uma palestra proferida pelo Sr. P. Pires. A tarde foi de partilha e convívio.
 
14/02/012 – 17 – Decorreu, no seminário de S. José, a reciclagem dos padres da Diocese de Santiago. A reflexão foi orientada na linha da Nova Evangelização.

 19/02/012 – Morreu o nosso confrade, P. Jonas Achina, no Brasil. Era natural de Gana, estudou português em Cabo Verde, tinha 45 anos.
 
20/22/012 – Os juniores, 16 jovens religiosos tiveram a sua formação, na Comunidade das Irmãs do Amor de Deus. Frei Gilson Frede foi o orientador da Formação.
 
Chegaram boas notícias dos confrades e seminaristas que estão a trabalhar e estudar no exterior. A todos votos de uma boa missão e muito empenho nos estudos.

EM JEITO DE REFLECÇÃO

No mês de Novembro do ano passado, demos destaque ao grande acontecimento que vai marcar a família espiritana em Cabo Verde: A Celebração das Bodas de Diamante da chegada dos Missionários do Espírito Santo, em Novembro de 2016. Até lá, partilharemos com os leitores, nesta página, alguns momentos relevantes que foram marcantes na renovação da nossa Igreja, nomeadamente nas Ilhas de Santiago e Maio, onde os Missionários do Espírito Santo desenvolveram o seu trabalho de evangelização e de promoção humana.
Recuemos, um pouco, no tempo e recordemos a situação do nosso país nos anos quarenta. Estamos em plena Segunda Guerra Mundial (1939-1945). O mundo inteiro gemia face ao terror duma guerra que arrastava o planeta para o abismo. Cabo Verde, um país, desde sempre, economicamente frágil, viu-se mergulhado numa crise, sem precedentes, que marcara a nossa memória colectiva. O nosso povo, ainda hoje, se estremece quando se fala da “fome de 1947”, do desmoronamento da “Casa da Assistência” da Praia, acontecimentos esses que, mais tarde, abriram caminho para o “ Sul-a-Baixo” – São Tomé e Príncipe. Se em termos económicos a situação fora dramática, em relação à prática religiosa o cenário não era melhor, pois a descristianização era bem visível. Imagino como se sentiu o Sr. D. Faustino Moreira dos Santos, dias antes de viajar para Cabo Verde, quando, no Porto, ouviu da boca do Sr. Cónego Serpa Pinto que “Cabo Verde é uma desolação, um campo de ruínas, <ubi Troia fuit>”.
De facto, o novo Bispo “encontrou apenas 03 missionários” idosos e doentes, em todo o arquipélago. Assim sendo, o povo de Deus viva, quase, “como ovelha sem pastor”, conservando algumas tradições duma prática cristãs pouco esclarecida, numa mistura de crendices e superstições. Era essa a situação da vida cristã na altura. Mas, porquê tanta descristianização? Responderemos no próximo número.

P. João Baptista Frederico Barros,CSSp.

segunda-feira, 5 de março de 2012

PARABÉNS AO FE. FERNANDO FERROS

Hoje o Pe. Fernando Ferros celebra o seu aniversário com a bonita idade de 40 anos!.
Aqui ficam os Parabéns e a nossa comunhão por este dom da vida colocado ao serviço da Missão em Cabo Verde.
Actualmente o Pe. Fernando é o Pároco da Paróquia de Nª Sr.ª da Luz -  Milho Branco.

sexta-feira, 2 de março de 2012

INÍCIO DAS OBRAS DA NOSSA CASA ESPIRITANA

FINALMENTE COMEÇARAM AS OBRAS NA NOSSA CASA ESPIRITANA NA PRAIA
Depois de muito tempo e de muita luta, finalmente, as coisas estão encaminhadas para começarmos as obras de remodelação e ampliação dos Missionários do Espírito Santo, na cidade da Praia.
Assim Deus nos ajude.



 
 

PARABÉNS AO PE. FERREIRA DA SILVA

Hoje  o nosso confrade Pe. Ferreira da Silva celebra os seus 82 anos de vida. O Distrito de Cabo Verde alegra-se com este confrade que já dedicou mais de 20 anos ao serviço de Cabo Verde. Primeiramente na Paróquia do Tarrafal e agora na Paróquia de S. Miguel Arcanjo.
O testemunho destes confrades mais velhos e a sua fidelidade e perseverança são uma autêntica interpelação aos dias de hoje.
São estas colunas angulares que dão consistência à nossa Congregação.
Os nossos Parabéns e muitos anos de Vida.