sábado, 24 de dezembro de 2011

Natal Missionário em Cabo Verde


A Missão Espiritana é também mistério de encarnação no meio do povo. Um Santo Natal para todos aqueles que estão e partilham connosco esta mesma Missão.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

MENSAGEM DO NOSSO SUPERIOR DE DISTRITO

NATAL: ABRAÇO DE DEUS À HUMANIDADE

Caros amigos, dentro de poucos dias, celebramos o maior acontecimento da História da humanidade, pelo menos, para nós cristãos: Um Deus que se fez homem e habitou entre nós. Habituados a comemorar o Natal em cada ano, caímos numa certa rotina e nem se quer nos lembramos que para muita gente este acontecimento continua a ser ainda, hoje, um grande escândalo: um Deus que se fez homem? Que Deus é esse que deixe cair as suas honrarias e grandezas para se rebaixar assim tanto? Aliás, o mesmo não acontece com os outros deuses conhecidos da humanidade, que se sentem altamente privilegiados, incapazes de descerem do seu pedestal e colocarem-se minimamente ao alcance da pessoa humana. Pelo contrário, o Deus dos cristãos se fez próximo. Aliás, a sua maneira de ser é estar perto das pessoas. Esta proximidade se manifesta nas primeiras páginas da Bíblia quando narra a criação do homem e da mulher. Deus que se curva sobre o homem, modelando-o com as suas próprias mãos.
Surgido das mãos de Deus, o homem sobrevive porque o Criador partilhou com ele o essencial do seu ser: a sua própria vida.
Marcado pela imagem e semelhança de Deus, vivendo a vida de Deus, o homem é “quase um ser divino”. Por isso, cada ano, se nos abre não só uma nova oportunidade de celebrar e recordar o Natal de Jesus, sempre actual e sempre novo, mas também de nos consciencializarmos do nosso “quase… ser divino” num abraço sem igual de Deus à humanidade na realidade do Presépio.
Neste natal, deixemos transparecer a verdade do nosso ser, abrindo aquelas dimensões da nossa vida onde gostaríamos que Natal de Jesus acontecesse, mais uma vez.
Santo Natal Para Todos.
P. Jbaptista


quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

A VIVÊNCIA DO NATAL NO ESTÁGIO DO EDMILSON


O Natal em Itoculo
            Durante o ano de estágio, que vivi em Itoculo (Moçambique), tive a oportunidade de celebrar aí o natal em 2008. Foi um natal “diferente”. Estávamos num país onde os católicos não são a maioria, e as principais festas religiosas são as muçulmanas… Mesmo assim, o dia 25 de Dezembro é reservado à festa da família. È uma festa simples e sem grandes aparatos exteriores. Podem, por isso, imaginar o quando pareceu-me ser estranho ver aproximar a festa do nascimento do Filho de Deus, sem nenhum dos aparatos exteriores a que estamos habituados: luzinhas, árvores e pais natais, a “sofreguidão” comercial e coisas do género.
            Isto não me meteu medo, até porque na paróquia de S. José de Itoculo era muito visível a proximidade desta solenidade: as confissões um pouco por todas as comunidades da paróquia (que são 77), o presépio, bem visível na nossa sala comunitária, os muitos trabalhos de preparação dos baptismos de bebés e crianças de colo (era a minha maior “dor de cabeça”). Depois de tudo isso, chegou, entretanto, o dia 24 de Dezembro: Começamos a percorrer uns bons quilómetros ao encontro de ministros de comunhão (anteriormente designados e formados), para receberem a Sagrada comunhão para a celebração da noite, nas comunidades onde não se podia celebrar a sagrada eucaristia nesta grande noite (pois só havia 3 padres para 77 comunidades). Em seguida, seguimos para uma comunidade onde celebramos a noite em que o Grande Deus se fez uma pequena criança. A missa começa por volta das 6 da tarde (no interior não há electricidade). Nesta missa muitas pequenas crianças nascem para o Grande Deus, pelo santo sacramento do baptismo. No fim da Celebração, que, dependente do número dos baptismos, pode prolongar-se até bem tarde, partilhamos o jantar com a comunidade, segue-se um momento de convívio e animação, protagonizado pelos jovens da comunidade. Depois disto, tomamos o caminho de regresso a casa e esperamos a chegada do resto da equipa missionária (padres e irmãs), reunimo-nos e desejamos boas festas uns aos outros, e vamos descansar um bocado, para bem cedinho estar a caminho de outras 3 comunidades. O dia 25 ao jantar, é a festa de natal da equipa missionária (espiritanos e espiritanas).



terça-feira, 20 de dezembro de 2011

EM TEMPOS DE NATAL...A OPÇÃO PREFERENCIAL PELOS MAIS POBRES

AQUI FICA O BELO TESTEMUNHO DO PE. SIMÃO VINDO DO BRASIL. EM TEMPOS EM QUE TEMOS DE FAZER OPÇÕES MISSIONÁRIAS: AQUI FICAM DOIS EXEMPLOS: OS PRESOS E OS TOXICODEPENDENTES.
Dois desafios que se colocam também a nós Espiritanos em Cabo Verde. O Beato João Paulo II, no ano 2000, apelava aos Religiosos a optarem pelas novas pobrezas, entre as quais apareciam estas duas.
Parabéns ao Pe. Simão por este excelente testemunho que nos pode abrir novos horizontes.
"Aqui no Brasil, além do trabalho na paróquia, exerço dois outros trabalhos pastorais:
- A Pastoral Carcerária no qual sou assessor diocesano. Trata-se de um trabalho em vários estabelecimentos prisionais da diocese. Consistes essencialmente em dar assistência espiritual e humanitária aos presos cuja situação é bastante desumana. Cada cadeia possui uma população de mais de mil presos, quase sempre distribuídos em numero de 16 a 18 em celas com capacidade para albergar 4 pessoas.
Eu e um grupo de leigos que me acompanham semanalmente aos presídios somos as únicas visitas para grande parte dos presos. Estes, para além da liberdade, estão privados de tudo o resto. Mas o que eles mais pedem é a nossa visita semanal. Todos querem um minuto de atenção para pedir e mandar notícias às famílias, - para agendar uma atendimento com o advogado, assistente social ou enfermeiro, - para reclamar os maus tratos que sofrem por parte dos agentes e a situação desumana das celas.
Todos me pedem a bênção e fazem questão que leia a bíblia com eles, que reze com eles impondo-lhes as mão e que lhes deixe beijar as minhas, que dizem serem ungidas.
Uns me chamam pastor, outros frei, e outros padre. Eu já nem faço mais questão de esclarecer que sou padre. Todos reconhecem na minha pessoa um homem de Deus; isso é o mais importante.
- A Pastoral da Sobriedade é um trabalho com os dependentes químicos (nome carrinhoso que usamos para referir aos “drogados” e “moqueiros”) e seus familiares.
Por indicação de alguém, o bispo responsável por essa pastoral, me convidou a fazer parte da equipa coordenadora desse trabalho a nível nacional.
Estamos trabalhando em 5 linhas de acções: na PREVENÇÃO ao uso de drogas; na INTERVENÇÃO junto a quem experimentou a droga, mas ainda não se tornou dependente dela; na RECUPERAÇÃO do dependente químico; na REINSERÇÃO FAMILIAR E SOCIAL do dependente em sobriedade; e na ATUAÇÃO POLÍTICA onde entendemos todas as formas de articulação e diálogo.
Desde o ano passado com ajuda do governo abrimos na paróquia uma casa para recuperação dos adolescentes viciados na droga. Contentando que a recuperação para adolescente é muito difícil, tenho empenhado mais na prevenção. Aqui é muito elevado o número de crianças e adolescentes que fazer uso da droga e do álcool".
Pe. Simão com um grupo de Toxicodependentes

Pe. Simão numa marcha de sensibilização

Pe. Simão no meio da massa

Eucaristia numa Cadeia

Pe. Simão no meio de presos
  
Pe. Simão numa cadeia                                                                                                                                                                                    






  O Pe. Simão é o Responsável e o Coordenador da Diocese onde trabalha pelo serviço de assistência religiosa às cadeias. Dizia-me ele que, com este trabalho se sente junto dos mais pobres. Aceitou este convite do Bispo pois no seu dizer aberto e franco, não houve nenhum sacerdote disponível para este trabalho porque não é remunerável. ..
Diz a nossa RVE nº 12: " dirigimo-nos de preferência aos oprimidos e mais desfavorecidos individual e colectivamente; assumimos tarefas para as quais a Igreja dificilmente encontra obreiros".

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

A DIOCESE DE SANTIAGO CONTA COM MAIS QUATRO DIÁCONOS PARA O SERVIÇO DA IGREJA

PARABÉNS AOS QUATRO DIÁCONOS
António, Samuel, Edson e Joaquim. Dois naturais da Assomada, Santa Catarina e dois naturais da cidade da Praia. A nossa união e comunhão fraterna




 

domingo, 18 de dezembro de 2011

ORDENAÇÃO DE QUATRO DIÁCONOS

PARABÉNS À DIOCESE SANTIAGO DE CABO VERDE
Hoje foram ordenados 4 diáconos da Diocese de Santiago no Seminário de S. José. Parabéns a estes jovens que consagram a sua vida ao serviço do povo de Deus. Quando a semente cai em boa terra, nasce e dá muito fruto. Parabéns.
 

sábado, 17 de dezembro de 2011

ORAÇÃO EM HOMENAGEM A CESÁRIA ÉVORA

Senhor da Vida e da morte
do Princípio e do Fim,
hoje Te damos graças
pelo dom da voz, da música e da arte
que são dons da Tua imensa bondade.
Obrigado Senhor pelos talentos
que a Tua criatura Cesária Évora
cantou e musicou por todo o mundo.
Te dou graças Senhor, pela sua simplicidade,
pela sua humildade manifestadas
nos seus pés descalços andantes por
todas as latitudes de raças e culturas.
Acolhe a sua vida, no Teu Reino
e Dá-lhe a paz e a serenidade eternas.
E que o seu exemplo seja, para todo
o povo de Cabo Verde, sinal de grandeza
na pequenez e na simplicidade.
Amén.
Pe. Nuno Miguel, Cssp
 

4º DOMINGO DO ADVENTO


Não foram apenas as nossas crianças que foram habituadas a avaliar o Natal pela quantidade de prendas recebidas e pelo seu valor pecuniário, prática que não só tem provocado rombos consideráveis nos orçamentos familiares, mas que, sobretudo, tem contribuído para a desnaturação do verdadeiro espírito do Natal. É que um Natal de prendas, é um Natal de coisas, de nadas, que depressa se esfuma, deixando-nos ainda mais vazios.

Para recuperarmos o espírito do Natal precisamos de entrar na corrente dos presentes mais que de prendas, na corrente do dom. E até nas actuais circunstâncias podemos encontrar uma ajuda, pois as restrições financeiras para aí nos podem encaminhar.

É também essa a mensagem da primeira leitura deste último domingo do nosso Advento. Com efeito, ao projecto do rei David em construir um templo para Deus, prontamente aprovado e apoiado pelo profeta Natã, responde Deus também prontamente, acrescentando uma série de promessas (farei que vivas em segurança; é o Senhor que vai fazer-te uma casa; a tua casa e o teu reino permanecerão eternamente; o teu trono será firmado para sempre) a quanto já tinha feito por ele (tirei-te da guarda dos rebanhos; estive contigo em toda a parte; exterminei diante de ti todos os réus inimigos).

E diz o texto que foi na noite que se acendeu a luz de todas estas promessas-dom de Deus!

No texto evangélico, Maria é-nos apresentada como aquela que se oferece a Deus com um coração humilde e disponível. Era o que dela se afirmava, poucos dias atrás, a respeito da sua Conceição imaculada: “nem medo, nem recusa, perturbaram a graça que em ti cumpre a sua obra. Ofereceste a Deus aquele silêncio, onde habita a Palavra”.

Como Maria, também nós precisamos de nos abrir aos dons que Deus nos oferece, Ele que, no seu Filho, o Emanuel, se faz presente para todos nós! É na escola deste Deus que se faz ‘presente’ para todos os homens e na companhia de Maria, que nós podemos acolher este PRESENTE e fazermo-nos nós também ‘presente’ para os outros, particularmente os mais sós, os mais pobres, os mais abandonados.

De facto, é na Escola do Presépio que nós aprenderemos a fazer-nos ‘dom’ para os outros, a darmo-nos através do que damos e fazemos, a experimentar o que S. Paulo afirma: “há mais alegria em dar do que em receber”. As prendas mantêm-nos na lógica do receber, ao passo que o presente transporta-nos para o reino do dom, da gratuidade, onde brilha a luz daquele Deus que, em Jesus, se fez ‘presente’, isto é, EMANUEL!
Pe. José de Castro Oliveira
pe.castro@espiritanos.org

ACABA DE FALECER CESÁRIA ÉVORA, A GRANDE CANTORA CABOVERDIANA

"Cesária Évora deixou-nos. A Saudade é imensa e a dor é do tamanho do mundo. Cabo Verde acaba de perder a sua mais preciosa jóia, a Diva dos pés descalços que levou estas ilhas aos concertos do planeta, agora vai cantar no paraíso.
Silenciou-se a voz de Sodade, Cesária Évora deixou-nos
Não faz nem dez minutos Cize faleceu no Hospital Baptista de Sousa, onde se encontrava internada com um quadro de insuficiência respiratória e edema pulmonar. Morreu na sua ilha, no seu Mindelo natal que tanto cantou e nunca quis deixar, por mais lindos e deslumbrantes que fossem os palcos que pisou. Nenhuma luz dos holofotes da fama brilhavam mais do que os seus "dez grãozinhos di terra". E assim cantou esta terra nu, a alma crioula da qual era a essência .Por isso voltou para morrer na terra mãe. "
PAZ À SUA ALMA
ESTE VIDEO EM SUA HOMENAGEM
http://www.youtube.com/watch?v=ERYY8GJ-i0I
 

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

O URGENTE APELO VOCACIONAL AOS JOVENS


"Quando se trata da orientação a tomar na vossa escolha de vida, quando se vos coloca a questão duma consagração total – para o sacerdócio ministerial ou para a vida consagrada –, apoiai-vos em Cristo, tomai-O por modelo, escutai a sua Palavra meditando-a com regularidade. Na homilia da Eucaristia inaugural do meu Pontificado, exortei-vos com estas palavras que me parece oportuno repetir aqui, porque permanecem actuais: « Quem faz entrar Cristo na sua vida, nada perde, nada – absolutamente nada daquilo que torna a vida livre, bela e grande. Não! Só nesta amizade se abrem de par em par as portas da vida. Só nesta amizade desabrocham realmente as grandes potencialidades da condição humana. (…) Queridos jovens, não tenhais medo de Cristo! Ele não tira nada, Ele dá tudo. Quem se entrega a Ele, recebe o cêntuplo. Sim, abri de par em par as portas a Cristo e encontrareis a vida verdadeira ». nº 64