quarta-feira, 30 de novembro de 2011

OS ACTUAIS ESPIRITANOS EM CABO VERDE


Na segunda quinzena do mês de Novembro do ano de 1941, chegaram os primeiros Missionários do Espírito Santo às Ilhas de Cabo Verde. Segundo os dados do registo são 75 os espiritanos que já passaram e deram o seu melhor, na missão em Cabo Verde. Neste momento, são 14, os que permanecem na nossa terra. Quem são? Quando chegaram? Onde trabalham?
P. Custódio Campos, o mais antigo, chegou no dia 03 de Outubro de 1954. Trabalhou no Tarrafal e Santiago Maior, S. Domingos e Srª. da Luz, Ilha de Boa Vista, Praia, Cidade Velha e S. João Baptista de Santiago, actualmente vive a sua missão na Cidade Velha.
P. Gil Losa que desembarcou no chão da nossa terra, no dia 03 de Março de 1964. Começou a sua missão em Stª. Catarina de Santiago, Calheta S. Miguel e Santiago Maior, onde ainda hoje é Pároco.
P. Alberto Meireles juntou-se ao grupo no dia 02 de Novembro de 1968, nomeado para S. Lourenço dos Órgãos, onde ainda hoje continua a colaborar.
D. Paulino de Livramento Évora, ordenado Bispo em Angola e tomou posse como primeiro Bispo cabo-verdiano, de 1975-2009.
P. José Fagundes Pires que chegou no dia 08 de Dezembro de 1984, iniciou sua aventura missionária, na Calheta S. Miguel, na Praia, como Superior Principal, Milho Branco - Sr.ª da Luz, Coculi - Stº. Antão, actualmente vive a sua missão, na Praia, Casa Principal.
P. Manuel Ferreira da Silva juntou-se aos bons no dia 28 de Fevereiro de 1990, começou pelo Tarrafal e continua a sua missão, entre nós, na Calheta S. Miguel.
P. Carlos Gouveia Leitão chegou no dia 22 de Abril de 1998. Começo a trabalhar na Calheta S. Miguel e actualmente colabora em S. Tiago Maior.
P. Nuno Miguel Rodrigues chegou, pela primeira vez, como estagiário em 18 de Novembro de 1998, foi colocado em Calheta. Depois da ordenação foi colocado na mesma paróquia, onde hoje é Pároco.
P. Fernando Lacerda Ferros chegou, pela primeira vez, como estagiário em 19 de Setembro de 1999, foi colocado em Calheta. Depois da ordenação regressou e ficou na Praia, até altura que foi nomeado pároco da Paróquia de Nª Sª da Luz, Santiago.
P. Chrysogonus Amanze, uns dos primeiros espiritanos nigerianos a pisar o solo cabo-verdiano. Chegou em Dezembro de 2000. Começou a sua missão pelo Tarrafal, passando por Calheta S. Miguel. Neste momento, é Pároco na Ilha do Maio.
P. Raul Nelson Lima chegou, pela primeira vez, como estagiário em 2003, foi colocado na Praia, Casa Principal. Depois da ordenação foi colocado em S. Domingos e neste momento está na Paróquia de S. Lourenço dos Órgãos, onde é Pároco.
P. Moisés Camara, uns dos primeiros espiritanos senegaleses a pisar o solo cabo-verdiano. Chegou aqui em Dezembro de 2004. Tem vivido a sua missão entre S. Domingos, ilha do Maio, S. Domingos, como Pároco.
P. João Baptista Frederico Barros, primeiro Superior Principal originário do Distrito, tomou posse no dia 02 de Janeiro de 2007, vindo da missão da Guiné Bissau, depois de 08 anos de serviço.
P. Alfredo Sebastião Inácio, primeiro espiritano angolano em Cabo Verde. Chegou no dia 01 de Novembro de 2007, colocado na Calheta S. Miguel, para a sua primeira experiência missionária.

OLHANDO O PASSADO E PROJECTANDO O FUTURO

Faz, neste dia 30 de Novembro, 70 anos que os primeiros Missionários Espiritanos enviados para Cabo Verde tomaram posse. Foram eles: D. Faustino Moreira dos Santos, Bispo, o Pe. José Neiva Araújo, seu secretário, o Pe. Lúcio dos Anjos e o Pe. Lindorfo Quintas. Tudo começou na ilha de S. Nicolau, então sede do bispado. No ano seguinte chegaram à ilha de Santiago, de onde alargaram a sua acção pastoral a quase todas as paróquias da ilha, a pedido do então Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Maglione, e mais tarde, à ilha do Maio e, ocasionalmente, às ilhas de Boa Vista S.to Antão. 
Este foi o Passado.
E o Presente?
Actualmente o Distrito de Cabo Verde conta com treze confrades de cinco nacionalidades (Cabo Verde; Portugal; Nigéria; Senegal e Angola) trabalhando em seis Paróquias e na nossa única Residência Espiritana e Casa de Formação, na cidade da Praia,. Os confrades originários são catorze, estando espalhados por vários campos missionários: Portugal; Espanha; França; Paraguai, Bolívia; Brasil e Guiné Bissau.
E o Futuro?
Aqui entram os projectos dos homens e os desígnios de Deus e sobretudo a acção do Espírito Santo.
Ao assinalarmos os 70 anos de presença espiritana nesta Igreja local, queremos iniciar uma caminhada preparativa que nos levará à comemoração dos 75 anos, em 2016.
O Conselho de Distrito tentou elaborar género de um programa comemorativo para fazer esta caminhada que aqui partilhamos: Redacção e publicação de um livro sobre a História destes 75 anos de existência; Início da remodeção e ampliação da nossa Residência; Aprovação dos Estatutos das Fraternidades Espiritanas; Feitura do Directório da Formação; Realização de uma Assemebleia Geral com a presença de todos os Confrades originários; Realização de mais um Capítulo  de Distrito; Invocação de algumas Figuras Espiritanas que marcaram o Distrito; Feitura de alguns materiais didácticos e de divulgação…
Tudo isto para que, ao longo de todos estes cinco anos possamos ir dando graças pela história que se foi construindo a fim de que inspirados por ela, consigamos abrir novos horizontes para esta presença missionária em Cabo Verde.
Assim, Deus nos ajude
O Conselho do Distrito
PALAVRAS DO SUPERIOR PRINCIPAL - PE. JOÃO BAPTISTA
Confrades, família Espiritana e Amigos, Muito bom dia!
 
Segundo os dados que constam no Caderno do Registo de Distrito, são 75 os espiritanos que, desde 1941, passaram e deram o seu melhor, até agora, na missão em Cabo Verde.
Olhando para trás, sentimos no dever de dar graças a Deus pelas maravilhas que, através de nós, operou nesta Igreja Local.  Na altura, os missionários tiveram que enfrentar dificuldades de várias ordens. No entanto, sempre "firmes na fé" souberam "responder com grandeza de ânimo" as urgências da Igreja local. Não sendo anjos em plenitude, cometeram algumas falhas? "Errare humanum est"!
Com os espiritanos, pouco tempo depois, chegaram os Salesianos, Irmãs do Amor de Deus e os Irmãos Capuchinhos. Assim, ficou inaugurado o resnascimento religioso em Cabo Verde.
Louvemos e demos graças ao Senhor da messe.
Muito fraternalmente,
P. Jbaptista

70 ANOS HOJE.....E A NOSSA ENTRADA NO MUNDO DIGITAL...